segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Capítulo IX - A Oração, com a explicação da oração do Senhor - Institutas (E) Vol 3, pg 91-94.

Capítulo IX - Vol 3, pg 91-94.

A Oração, com a explicação da oração do Senhor

1. Introdução, relacionando o texto presente com textos prévios

[1536] Do que foi tratado anteriormente, vemos muito bem quão desnudo e desprovido de todo bem o homem é, e como lhe falta tudo quanto lhe é necessário para a sua salvação. Porque, se ele quiser suprir a sua necessidade, terá que sair de si e buscar socorro fora. Além disso, também foi explicado ao leitor que o Senhor se apresenta a nós liberalmente em seu Filho Jesus Cristo, oferecendo-nos, por meio dele, toda a felicidade, em lugar do nosso infortúnio; toda a abundância, em lugar da nossa pobreza; e nos desvendando, nele, todos os seus tesouros e riquezas celestiais. Com que finalidade? A fim de que toda a nossa fé seja posta no seu dileto Filho, dele seja a nossa dependência, e toda a nossa esperança seja posta nele. Esta é uma filosofia misteriosa, oculta e velada, e não pode ser entendida por meio de silogismos; mas a compreendem aqueles a quem o Senhor abriu os olhos, para que, em sua luz, enxergassem claramente.

Vê-se então que a fé nos ensina que todo o bem que nos é necessário e que em nós mesmos não existe está em Deus e em seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em quem o Senhor constituiu toda a plenitude das suas bênção e da sua liberalidade [Cl 1.19 e contexto; Jo 1.14-18]. Seu propósito é que, como de uma fonte transbordante da qual todos nós nos abeberamos, o busquemos e, por nossas preces e orações, peçamos a ele o que aprendemos que nela há. Porque, diversamente, conhecer a Deus e reconhecê-lo como senhor, autor e distribuidor de todos os bens, e que ele nos convida a solicitá-los dele, e não nos dirigirmos a ele e nada lhe pedirmos, seria tão nulo como se alguém desprezasse e deixasse enterrado e oculto sob o solo um tesouro que lhe tinha sido mostrado. Portanto, devemos tratar agora, mais amplamente, deste ponto, sobre o qual não falamos antes, senão incidentalmente e de passagem.

2. A oração nos leva ao templo celestial

[1539] É, pois, pelo benefício da oração que penetramos nas riquezas que temos em Deus. Porque ela é uma forma de comunicação dos homens com Deus pela qual, sendo introduzidos no verdadeiro templo, que é o céu, eles fazem presentes ao Senhor as suas promessas para que, de maneira experimental, ele lhes mostre, quando a necessidade exigir, que a sua simples palavra, que eles creram ser verdadeira, não é mentida nem coisa vã. Assim, não vemos Deus propor-nos alguma coisa que devemos esperar dele que, paralelamente, não nos mande pedir em oração. Tanto é verdade o que dissemos, que pela oração buscamos e encontramos os tesouros que são expostos e ensinados à nossa fé no evangelho. Agora quanto é necessário, e de quantas maneiras o exercício da oração é útil para nós, não se pode explicar satisfatoriamente com palavras.

3. Invocar o nome do Senhor é segurança de salvação

Certamente não é sem motivo que o Senhor testifica que toda a segurança da nossa salvação se funda na invocação do seu nome [Joel 2], visto que por ele obtemos tanto a presença da sua providência, pela qual ele se mostra vigilante no cuidado que nos dispensa, como do seu poder, pelo qual ele nos alivia e nos consola em nossa franqueza e imperfeição, e também da sua bondade, pela qual ele nos recebe em sua graça, apesar de estarmos carregados de pecados. E, para falar resumidamente, como pela oração o chamamos para que se manifeste inteiramente presente conosco, daí decorre um singular repouso pra a nossa consciência. Porque, após expormos ao Senhor a necessidade que nos cerca, temos onde descansar satisfatoriamente, sendo que entendemos que nada da nossa miséria está oculta para aquele cuja boa vontade para conosco é certa, e cujo poder para nos ajudar é indubitável.

4. Objeção: não é desnecessário ou inútil orar?

Todavia, alguém poderá objetar, dizendo: ele não nos conhece sem necessidade de informação, e não sabe em que aspecto estamos em aperto, e quais recursos nos são úteis? Disso decorre que pareceria coisa supérflua pedi-los em oração, visto que estamos acostumados a solicitar coisas inúteis e ociosas. Mas os que argumentam desse modo não vêem a que fim o Senhor instituiu a oração para os seus. Porque não a estabeleceu por sua causa, mas em atenção a nós. Porque, embora ele esteja sempre em vigilância e faça constantemente a ronda para nos preservar, mesmo quando somos tão tolos e obtusos que não percebemos os males que nos rodeiam, e embora, por vezes, ele nos dê socorro antes de ser invocado, todavia nos é necessário suplicá-lo constantemente.

5. Motivos para orar

Primeiro, a fim de que o nosso coração seja inflamado de um veemente e ardente desejo de buscar, amar e honrar sempre a Deus, o que nos fará habituar-nos a ter nele o nosso refúgio em todas as necessidades, como o único porto de salvação. Depois, a fim de que o nosso coração seja tocado de algum desejo, que nem sempre lhe ousamos confessar de imediato, como quando expomos diante dos seus olhos todo o nosso afeto e, por assim dizer, desenrolamos e abrimos todo o nosso coração perante ele. E ainda, a fim de que sejamos habilitados a receber suas bênçãos com verdadeiro reconhecimento e ação de graça, visto que pela oração somos advertidos de que elas nos vêm da sua mão [Sl 45 (notar os versículos 2,6 e 7)]. Além desses motivos, este: a fim de que, tendo obtido o que pedimos, tenhamos em consideração o fato de que ele nos atendeu e, por isso, sejamos incitados a meditar mais ardorosamente em sua benignidade. E também tenhamos mais prazer em gozar os benefícios que ele nos faz, tendo em mente que os obtivemos por meio das nossas orações. Finalmente, a fim de que a sua providência seja confirmada e aprovada em nosso coração, na medida da nossa pequena capacidade, sendo que nós vemos que ele não somente promete jamais abandonar-nos, mas também nos dá acesso para buscá-lo e lhe fazer súplicas quando há necessidade.

Por todas essas razões, o Pai, cheio de clemência, jamais dorme nem cessa o seu cuidado. Todavia, às vezes, parece dormir e cessar, a fim de que por isso sejamos incitados a dirigir-lhes orações e súplicas; recurso divino válido para corrigir a nossa preguiça e o nosso esquecimento. Portanto, é grande perversidade querer alguém fazer com que deixemos de orar, alegando que é coisa supérflua solicitar, por nossas preces, a providência de Deus, a qual, sem ser solicitada, vela pela preservação de todas as coisas. O que ao contrário se vê é que o Senhor não testifica em vão que estará perto de todos os que encovarem seu nome em verdade [Sl 145.18].

6. Negar o valor da oração é loucura

É uma grande loucura alegar que não há nenhuma razão para pedir as coisas que o Senhor voluntariamente está pronto a cumular sobre nós. Por quê? Porque ele quer que nos concederemos que as bênçãos que recebemos, provenientes da sua liberalidade gratuita, são concedidas às nossas orações.


Aqui são apenas as Três primeiras páginas do capítulo IX da Institutas – Edição especial. Calvino continua a desenvolver este assunto de forma maravilhosa, e nas páginas seguintes dita algumas regras e explica ponto por ponto a oração do “Pai nossos”.. Compre este maravilhoso livro em http://www.cep.org.br de seqüência a leitura.

Autor: João Calvino
Fonte: As Institutas da Religião Cristã, edição especial, ed. Cultura Cristã, Vol 3, pg 91-94.

Nenhum comentário: